sábado, 28 de março de 2009

Sustentabilidade nos Negócios

O QUE É SUSTENTABILIDADE NOS NEGÓCIOS?


8º p. Administração


Segundo Brundtland, para assegurar o sucesso do negócio a longo prazo é preciso contribuir para o desenvolvimento econômico e social da comunidade, com um meio ambiente saudável e uma sociedade estável. “O desenvolvimento sustentável é a forma de satisfazer as necessidades da presente geração sem comprometer a capacidade das futuras gerações de satisfazer as suas necessidades”. A sustentabilidade possui três amplos componentes, geralmente descritos como aspectos sociais, que são as pessoas; aspectos econômicos, que são os lucros; e os aspectos ambientais, que é o planeta. Há ainda outros importantes elementos neste processo de sustentabilidade que são: a responsabilidade, transparência e envolvimento com os interessados (stakeholders).
É preciso reconhecer a força dos assuntos ligados a sustentabilidade em uma perspectiva de solução e funcionalidade. Num mundo dominado pelo gigantismo de interesses econômicos, há espaço não apenas para a sustentabilidade corporativa, mas principalmente para a sustentabilidade cidadã, ou seja, vale a pena a contribuição individual para o processo de sustentabilidade do planeta, pois nenhum indivíduo é desprezível ou pequeno demais para fazer a diferença em benefício de todos. Quem faz a sua parte gera ressonância, vira exemplo, influencia hábitos e comportamentos. Mais importante que a palavra é a atitude. Há muita gente e empresas dizendo que faz, e algumas poucas realizando efetivamente. Infelizmente, o marketing ainda tem mais força que a atitude, porém há uma grande tendência de se valorizar a sustentabilidade como premissa na definição das prioridades e estratégias. Isso é muito valorizado principalmente por empresas fora do país. Estas, por sua vez cobram, pressionam, impõem que seus fornecedores possuam uma política voltada às questões de responsabilidade social e ambiental pelo menos no seu país de origem.
Com isso o desafio de reforçar a integração da sustentabilidade em todos os produtos e serviços, continua. As empresas estão buscando criar uma relação na qual todos saiam ganhando: a empresa, os clientes, o meio ambiente e a sociedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário